A oferta de imóveis para compra/venda e arrendamento voltou a diminuir em Portugal continental, enquanto a procura continuou a crescer em ambos os mercados, revela o mais recente inquérito Portuguese Housing Market Survey (PHMS), divulgado no passado dia 12 de dezembro.

Segundo o inquérito, a queda no volume das ofertas que chegam ao mercado imobiliário nas três regiões analisadas – Lisboa, Porto e Algarve – tem marcado os últimos meses. Esta redução reflete-se sobretudo no aumento dos preços de arrendamento, já sentida ao longo de 18 meses consecutivos.

Ao contrário da oferta, a procura de imóveis para compra/venda ou arrendamento manteve uma evolução positiva. Em termos de transações, foi registado em outubro deste ano «o aumento mais acentuado desde setembro de 2015».

As expetativas reveladas pelo inquérito PHMS para o mercado de compra/venda preveem que «as vendas aumentem no curto prazo e que os preços sigam uma rota de crescimento, quer a curto, quer a longo prazo».

Como principais razões do desequilíbrio entre a oferta e a procura de casas, é destacado «O claro decréscimo nas novas construções e, ao mesmo tempo, a orientação dos novos investimentos essencialmente para reabilitação e para fins não residenciais». https://www.publico.pt/2016/12/12/economia/noticia/oferta-de-casas-volta-a-cair-enquanto-procura-continua-a-crescer-1754568

A SmartPlace está obviamente atenta à evolução do mercado imobiliário, de modo a sustentar a sua atividade em mais e melhor conhecimento e a poder informar e orientar com eficácia os seus clientes. Proprietários, arrendatários ou compradores merecem sempre a devida atenção, no sentido de lhes ser prestado o melhor serviço.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será público.