Desde o início de 2016 e junho deste ano entraram em processo de licenciamento 129 novos hotéis em Portugal continental, conforme dados apurados pela Confidencial Imobiliário no âmbito da análise de pré-certificados energéticos emitidos pela ADENE, obrigatórios no âmbito do licenciamento municipal de obras.

Segundo a Confidencial Imobiliário, um databank especializado em dados estatísticos sobre preços de transação e contratos de arrendamento de imóveis residenciais, «de um total de 245 projetos turísticos sujeitos a licenciamento nesse período, 53% dizem respeito a hotéis, enquanto os restantes 47% abrangem projetos de complexos turísticos, apartamentos turísticos, turismo de habitação e turismo rural».

Geograficamente, os hotéis são o tipo de projeto mais representativo na Grande Lisboa (82%) e Porto (78%), tendo menores proporções nas regiões Centro  (59%) e Algarve (44%).

Ao nível das tipologias, as «de três ou menos estrelas dominam a nova oferta em pipeline, correspondendo a 56% dos pedidos de licenciamento, com as categorias de quatro ou mais estrelas a corresponder aos restantes 44% dos hotéis em pipeline». http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noticias/turismo-129-hoteis-entraram-em-processo-de-licenciamento-em-18-meses-229041

O crescimento do turismo em Portugal tem-se traduzido numa recuperação muito significativa no mercado imobiliário nacional. Atenta a esta ligação positiva para os dois setores, cuja continuidade se prevê, a SmartPlace está focada na promoção de imóveis para turismo e na captação de investimento, através da mediação de hotéis e terrenos vocacionados para empreendimentos turísticos.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será público.